terça-feira, 31 de julho de 2018

Origem da Praia da Redinha

A primeira referência existente, sobre o local onde é hoje a Redinha, figura no texto de sesmaria, concedida ao vigário do Rio Grande, Gaspar Gonçalves Rocha, por João Rodrigues Colaço, em 23 de junho de 1603.
Nesse recanto de mar aberto, os portugueses daquela época já conheciam o potencial pesqueiro da praia, que era o antigo porto de pescaria dos capitães-mores, os quais foram os primeiros colonizadores do lugar. 
Segundo o historiador Olavo de Medeiros Filho, existe um mapa intitulado “Perspectiva da Fortaleza dos Reis Magos”, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Portugal, localizado pelo historiador pernambucano Antônio Gonçalves de Melo, referindo-se a um “Porto de Pescaria”, com a presença de “rede”, no mesmo local onde hoje é a Praia da Redinha

Fonte: Gravura Relação das praças-fortes, povoações e causa de importância que sua majestade tem na costa do Brasil de Diogo de Campos Moreno de 1609.

Descrição da imagem "A nomenclatura “Rede” na gravura indica o local da prática da pescaria na Margem direita do rio Potengi. 


O topônimo da praia, segundo Câmara Cascudo, faz referência a uma vila em Pombal, na beira baixa do rio Tejo, em Portugal. “Distrito vila, a margem esquerda do município de Natal. Redinha-de-fora é um local arruado. A Redinha-de-dentro fica na foz do Rio Doce, desaguadouro da lagoa de Extremoz”, diz o mestre Cascudo, no livro Nomes da Terra.
Ponte Romana - Redinha - Pombal - Portugal

O povoado da Praia das Redes se transformaria ao longo do tempo em Vila de Pescadores da Redinha e depois em Colonia de Pescadores da Redinha.


<script async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<script>
     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({
          google_ad_client: "ca-pub-5065057418922854",
          enable_page_level_ads: true
     });
</script>

Nenhum comentário:

Postar um comentário